Governo iniciará vacinação contra Covid-19 dos trabalhadores da educação nesta terça-feira (20)

Os trabalhadores da educação do ensino básico e superior, que estejam em atividade, iniciarão a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira (20). As doses da vacina serão utilizadas de acordo com a orientação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), devendo, obrigatoriamente, considerar os seguintes critérios: trabalhadores da educação, tanto do ensino básico como do ensino superior, das Redes Federal, Estadual, Municipal e Particular; professores e outras categorias de profissionais em atividade, com idade de 55 anos ou mais.

A vacinação ocorrerá por etapas, estendendo-se gradativamente de acordo com as pautas de distribuição das doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Em São Luís e Imperatriz, o Estado vacinará somente professores da Rede Estadual e Federal. Na capital maranhense, haverá um drive-thru no São Luís Shopping e ainda serão disponibilizadas duas escolas para servir como pontos de vacinação. Em Imperatriz, o drive-thru acontecerá no Imperial Shopping e uma escola também será utilizada como local para a vacinação dos profissionais da educação.

Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, as escolas já foram indicadas para servir com posto de vacinação. Com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), a Secretaria de Saúde vacinará todos os profissionais da educação de todas as redes nestas escolas que receberam indicação. Este ato não impede que as prefeituras coloquem outros pontos de vacinação para a rede municipal, possibilitando que os profissionais da educação possam utilizar outros espaços para a sua vacinação. Nas demais cidades, o processo de vacinação de todas as redes será liderado pelas prefeituras, que determinarão os locais e a dinâmica para vacinar os profissionais da educação.

Os trabalhadores da educação, que estão aptos a se vacinar, conforme critérios estabelecidos, devem ficar atentos aos documentos que serão exigidos para poder garantir a aplicação da dose. No dia da vacinação, será necessária a apresentação de contracheque ou declaração de vínculo emitida pelo serviço onde o trabalhador da educação está cumprindo a sua função, para a comprovação do vínculo ativo.

Em resolução assinada na última sexta-feira (16), a Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MA) aprovou a execução da campanha de vacinação contra Covid-19, sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com os municípios, para os trabalhadores da educação do ensino básico e superior, visando à respectiva celeridade da cobertura vacinal desse público-alvo.

A Resolução Nº 09/2021 considera o cenário epidemiológico atual da Covid-19 no Estado do Maranhão e leva em conta que as escolas são ambientes fechados, com grande número de pessoas, e a execução regular de atividades coletivas constitui risco elevado de ocorrência de casos da doença entre os trabalhadores da educação, tanto do ensino básico como do ensino superior. Considera ainda que as escolas constituem serviço essencial, e a retomada das aulas presenciais é de grande relevância, onde os trabalhadores da educação devem ser incluídos no grupo prioritário para receber a vacinação.


Fonte: Seduc

No primeiro dia de vacinação contra gripe, carro que transportava doses é furtado no MA

Durante a amanhã desta segunda-feira (12), foi roubado um carro que estava transportando 1.250 doses de vacina contra a Influenza (gripe), em Timon.

De acordo, com as informações divulgada pela Polícia Militar, o motorista da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS) teria estacionado o carro aberto e com a chave na ignição, em frente a uma clínica localizada no município, logo um homem, que não teve sua identidade revelada, ao observar a situação, furtou o veículo que transportava com as doses de vacina.

Ainda segundo a Policia Militar, a partir de agora será acompanhado o deslocamento de todas as vacinas da região, tanto para a Influenza, quanto as doses de vacina contra a Covid-19 como uma maneira de evitar novamente essa situação.

Nota da Secretaria Municipal de Timon:

“A Prefeitura de Timon através da Secretaria Municipal de Saúde ( SMS) vem a público esclarecer que, na manhã desta segunda-feira (12), um veículo pertencente a frota municipal da SMS foi assaltado. O carro realizava no momento transporte das vacinas contra a Gripe (INFLUENZA).

Logo que foi informado do ocorrido a administração acionou a Guarda Municipal, a Polícia Militar e a Polícia Civil do município, que já realizou a perícia técnica e confirmou que a térmica contendo 1.250 doses que estavam dentro do veículo já foram recuperadas.

O ocorrido não compromete a Vacinação contra a Gripe. A campanha inicia amanhã (13), para as crianças de 6 meses a menores de 2 anos nas 19 UBSs selecionadas.

Liquida Bazar deve movimentar economia com oferta de produtos e serviços com até 70% de desconto

 Ação promovida pela Sebrae acontecerá de 12 a 17 de abril em 29 cidades maranhenses 

 

Em tempos de pandemia, empresas buscam alternativas criativas para reduzir seus estoques, fazer caixa e, com isso, adquirir novas mercadorias para continuar com as vendas aquecidas. E os consumidores, por sua vez, com a renda em retração, buscam oportunidades de comprar com o melhor preços itens de que necessitam no dia a dia ou realizar seus desejos de compras neste momento. 

 

O Liquida Bazar, ação de mercado do Sebrae, será uma excelente alternativa nos dois casos, movimentando o varejo em 29 cidades do Maranhão. Previsto para acontecer em duas edições – uma em cada semestre- o Liquida Bazar vai mobilizar empresas de varejo e serviços, em um movimento coletivo de oportunidades para aumentar as vendas dos pequenos negócios e oferecer aos consumidores vantagens exclusivas. 

 

A primeira edição já acontece a partir desta segunda, dia 12/04,  e vai até 17 de abril. Para as mais de 2.600 empresas participantes em todo o Maranhão, o Liquida Bazar será uma oportunidade de recuperar as vendas que estão reprimidas neste início de ano. Já os consumidores, poderão comprar produtos e serviços na sua região com descontos de até 70% nos preços.  

 

Para o gerente da Unidade de Gestão de Soluções Empresariais do Sebrae, César Guimarães, há uma expectativa muito positiva com relação a movimentação da economia em decorrência da ação. “O Liquida Bazar já mostrou sua força numa adesão maciça dos pequenos negócios, quadriplicando o número de empresas inscritas com relação à edição de 2020. Isso mostra que o empreendedor está sedento por ações dessa natureza e quer prosperar mesmo neste momento de dificuldade. Acreditamos que o Liquida Bazar trará benefício direto ao pequeno negócio, com o aumento de vendas e também atenderá aos anseios dos consumidores”, ressaltou. 

 

O gerente reforça ainda que o Liquida é também uma oportunidade de empreendedores explorarem os canais digitais para consolidar suas vendas. “Diante do contexto de pandemia, muitas empresas podem encontrar dificuldade para a venda direta no estabelecimento físico, devido às normas restritivas. Por isso, durante as trilhas de capacitação trabalhadas com os empresários, orientamos sobre a importância do marketing digital e como ele pode realmente fazer a diferença na implementação de receita”, acrescentou. 

 

A cabeleireira, Célia Mendes, de Santa Inês, se cadastrou para participar do Líquida Bazar e está confiante em movimentar o caixa da empresa com promoções e descontos especiais para suas clientes. ” Estou participando porque acredito muito que essa ação vai alavancar as vendas da minha empresa. Com a pandemia tivemos uma queda brusca de faturamento e essa ideia do Sebrae é muito favorável neste momento, além dos serviços no salão também vendemos cosméticos para os profissionais da área da beleza, e durante a semana do Liquida Bazar todos os nossos produtos e serviços vão estar com preços bem atrativos”, disse.  

 

Municípios 

A primeira edição do Liquida Bazar vai acontecer em 29 municípios: Açailândia, Bacabeira, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Buriticupu, Carolina, Caxias, Chapadinha, Colinas, Cururupu, Estreito, Grajaú, Imperatriz, Paço do Lumiar, Pedreiras, Pinheiro, Presidente Dutra, Raposa, Rosário, Santa Inês, Santa Luzia, São José de Ribamar, São Luís, Santa Rita, São Mateus do Maranhão, Timon, Tutóia Urbano Santos. A segunda edição está agendada para setembro. 

 

Com informações Assessoria de Imprensa do Sebrae no Maranhão